Regulamento

FESTIVAL SANTA CATARINA DANÇA

15 a 18 de setembro de 2022

ATENÇÃO!!!
VAGAS ENCERRADAS PARA MOSTRA NÃO COMPETITIVA DIA 17/9 - SÁBADO / COMPETIÇÃO NO ESTILO JAZZ RESTAM POUCAS VAGAS.
VAGAS ENCERRADAS PARA MOSTRA NÃO COMPETITIVA DIA 18/9 - DOMINGO / COMPETIÇÃO EM DANÇAS URBANAS E CONTEMPORÊNEO RESTAM POUCAS VAGAS.
Não deixe para ultima hora, faça a sua inscrição e garanta sua vaga!

APRESENTAÇÃO

 

Evento no calendário de diversos grupos de dança do Brasil a 14ª edição do Festival Santa Catarina Dança ocorrerá de 15 a 18 de setembro de 2022 no Teatro Ademir Rosa - CIC - Centro Integrado de Cultura - Florianópolis/SC. 

Considerada referência o evento distribui uma das maiores premiações em dinheiro participando companhias de alto nível técnico, incluindo a sua programação grupos de projetos sociais e pessoas com deficiência.

A cada nova edição o evento amplia oportunidades entre bailarinos, coreógrafos e profissionais da dança de todos os estilos e níveis técnicos promovendo a troca de experiências, o adquirir de novos aprendizados democratizando a cultura e valorizando todo tipo de manifestação cultural através do movimento.

 

REGULAMENTO E DESENVOLVIMENTO


Artigo 1º - FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
 

MOSTRA NÃO COMPETITIVA

Participação de diversas modalidades sem avaliação de jurados.
Coreógrafos com trabalhos coreográficos inscritos na mostra não competitiva receberão valor apoio conforme Art. 7º deste regulamento.
 

MOSTRA COMPETITIVA

Todas as coreografias serão avaliadas pelos jurados e concorrem à premiação em dinheiro e troféus conforme Art. 6º deste regulamento.

 

Artigo 2º - ESTILOS – CATEGORIAS – SUBGÊNEROS - TEMPO DAS COREOGRAFIAS
 

ESTILOS

Os grupos poderão inscrever-se nos estilos:

Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Populares, Estilo Livre, Danças Urbanas, Dança na Melhor Idade, Dança Kids e Dança Inclusiva.

 

CARACTERÍSTICAS DOS ESTILOS
* BALLET CLÁSSICO e REPERTÓRIO: Coreografias criadas ou remontadas, obedecendo à estrutura coreográfica acadêmica do Ballet Clássico ou Neoclássico.
* DANÇA CONTEMPORÂNEA: Coreografias da Dança Moderna como Graham, Limón, Cunningham e/ou obras de Dança Contemporânea como Butoh.
* JAZZ: Coreografias estruturadas sobre todas as linhas e variações do Jazz Dance. Não serão aceitas cópias de musicais para competição somente a trilha e música poderão ser utilizadas sendo que a coreografia deve ser criada pelo coreógrafo;
* DANÇAS URBANAS: Coreografias estruturadas a partir de trabalhos baseados em qualquer estilo de dança de rua, como Hip Hop, Funk e Break. 
* DANÇAS POPULARES: Coreografias de Folclore de Imigração ou Etnias, Sapateado e Dança de Salão. 
* ESTILO LIVRE: Nesse estilo serão aceitos trabalhos coreográficos que misturem estilos e técnicas.
* DANÇA KIDS: Destinada a grupos (somente conjunto)  infantis: 06 a 10 anos de idade. 
Características: A Dança Kids tem como principal objetivo revelar talentos promovendo as habilidades artísticas dos pequenos iniciantes na arte da dança. 
* DANÇA INCLUSIVA: Destinada a grupos (somente conjuntos) com deficiência, limitações ou necessidades especiais. A participação será somente para mostra não competitiva.
Características: A dança inclusiva tem como objetivo promover e ampliar as diferentes formas de linguagens de movimento promovendo aos participantes com deficiência condições para desenvolver seu potencial e habilidades artísticas.

* DANÇA DA MATURIDADE OU MELHOR IDADE: Destinada a grupo (somente conjunto) a partir de 55 anos de idade.

Características: A dança na Melhor Idade tem como objetivo valorizar e incentivar habilidades artísticas promovendo a qualidade de vida desta faixa etária.

 

CATEGORIAS PARA MOSTRA NÃO COMPETITIVA: A partir de 02 anos.

 

CATEGORIAS PARA MOSTRA COMPETITIVA:

Dança Kids: 6 a 10 anos (somente conjuntos e competem na data da programação). 
Pré-juvenil: 11 a 13 anos
Juvenil: 14 a 17 anos
Adulto: 18 a 54 anos
Melhor idade: A partir de 55 anos (somente conjuntos e competem na data da programação).

Obs: Na competição será admitida tolerância no máximo de 30% aos bailarinos com idade superior à categoria na qual o grupo está competindo, caso ultrapasse esta tolerância, a coreografia deverá se enquadrar na categoria mais avançada.


SUBGÊNEROS

Conjuntos (a partir de 3 bailarinos), Duos e Solos.

 

TEMPO DAS COREOGRAFIAS NOS SUBGÊNEROS

O tempo máximo permitido nas coreografias para:

- O subgênero conjunto (a partir de 3 bailarinos) será de até 5 minutos (inclusive repertórios), 

- Os subgêneros duo e solo serão de até 3 minutos. 

Considerações: Tolerância de até 0,50 segundos para conjuntos e de até 0,30segundos para duos e solos. O tempo fornecido na ficha de inscrição será cronometrado pelo monitor do ensaio de palco, e caso não confira, o grupo poderá ser desclassificado pela organização.

 

Artigo 3º - PROGRAMAÇÃO – 15 a 18 de setembro de 2022 

 

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES


QUINTA-FEIRA - 15/09 - 19h

- Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva

- Competição Dança Kids 

- Competição no Estilo Livre


SEXTA-FEIRA - 16/09 - 19h

- Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva 

- Competição no Estilo Ballet 

- Competição no Estilo Danças Populares

- Competição no Estilo Melhor Idade


SÁBADO - 17/09 – 18h

- Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva 

- Competição no Estilo Jazz  


DOMINGO - 18/09 – 18h

- Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva 

- Competição no Estilo Dança Contemporânea

- Competição no Estilo Danças Urbanas


PROGRAMAÇÃO DO ENSAIO DE PALCO

Todos as coreografias terão ensaio de palco no dia de sua apresentação. 

Grupos da Competição: Conjuntos terão duas vezes o tempo de duração de sua coreografia para ensaio, solos e duos terão uma vez o tempo de duração de sua coreografia para ensaio.

Grupos da Mostra não Competitiva: Conjuntos, solos e duos terão uma vez o tempo de duração de sua coreografia para ensaio.

Considerações: Grupos que não desejam ensaio de palco deverão comunicar na ficha de inscrição.


TRILHAS SONORAS

As trilhas sonoras deverão ser enviadas para o e-mail do técnico de som (que será comunicado a todos grupos inscritos via e-mail no dia 30/8) com cópia para o e-mail do festival no prazo de 01/09 a 05/09. O arquivo deverá estar identificado com o nome do grupo, coreografia e dia da apresentação. 

É obrigatório ao grupo ter dois responsáveis no ensaio e na apresentação: 

- 1 (hum) responsável na cabine de som e iluminação com a trilha sonora em Pen Drive. 

- 1 (hum) responsável para acompanhar o grupo nos camarins, entrada e saída de palco.


PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DO MATERIAL

Valor apoio e entrega do material (certificados, pulseiras de identificação, programações e brindes) serão realizadas nos dias do evento na secretaria do evento Teatro Ademir Rosa / CIC.  Para recebimento do material o coreógrafo deverá entregar todos os documentos solicitados na inscrição (conforme Art. 5º deste regulamento). 


DIVULGAÇÃO DA ORDEM DE APRESENTAÇÕES E ENSAIO DE PALCO

A programação da apresentação da mostra não competitiva, da competição e do ensaio de palco estarão disponíveis no site em até 10 dias antes do Evento.

Após divulgação da ordem de apresentação não serão feitas alterações. Qualquer pedido de ordem nas coreografias deverá ser feito anteriormente por e-mail para que não haja transtornos durante os espetáculos.


Artigo 4º - TAXAS


TAXA DE INSCRIÇÃO (até o dia 01/7)
MOSTRA
COMPETIÇÃO
Conjunto (a partir de 3 bailarinos)
R$ 70,00 (por bailarino)
R$ 80,00 (por bailarino)
Duo (dois bailarinos)
R$ 180,00 (a dupla)
R$ 190,00 (a dupla)
Solo (um bailarino)
R$ 160,00
R$ 170,00
Assistentes, Diretores, Coordenadores
R$ 60,00 (por participante)
R$ 60,00 (por participante)
Coreógrafos
Isento
Isento
TAXA DE INSCRIÇÃO (de 02/7 a 17/8)
MOSTRA
COMPETIÇÃO
Conjunto (a partir de 3 bailarinos)
R$ 80,00 (por bailarino)
R$ 90,00 (por bailarino)
Duo (dois bailarinos)
R$ 190,00 (a dupla)
R$ 220,00 (a dupla)
Solo (um bailarino)
R$ 170,00
R$ 180,00
Assistentes, Diretores, Coordenadores
R$ 70,00 (por participante)
R$ 70,00 (por participante)
Coreógrafos
Isento
Isento

 Considerações:

1- Serão aceitas inscrições para conjuntos, duos e solos na mostra e na competição, com exceção da competição de Dança Kids e Melhor Idade que será somente conjunto.  

2- O coreógrafo que participar com bailarino na coreografia deverá pagar taxa de inscrição. 

3- O Bailarino poderá representar mais de um grupo desde que seja em estilos diferentes.

4- Os valores das taxas correspondem participação dos bailarinos em uma coreografia, o bailarino que dançar mais de uma coreografia deverá pagar mais uma inscrição. 

5- Não serão devolvidas taxas de inscrições canceladas.


FORMA DE PAGAMENTO

Via site, pix, transferência ou depósito bancário

Caixa Econômica Federal / Conta Poupança PF

Conta: 105997-5 Agência:1877 Op:013 
Pix/CPF: 81863136991

Rosangela Enedina D Melo


Artigo 5º - INSCRIÇÃO 

As inscrições estarão abertas no período de 17 de maio a 17 de agosto de 2022 podendo ser encerradas antes do prazo previsto caso o número de coreografias ultrapasse a carga horária definida pela comissão de cultura do teatro.

A inscrição poderá ser feita: 

- Via “On Line” ou “Off Line” com solicitação de ficha via e-mail”.

A Ficha de inscrição “On Line” estará disponível a partir do dia 17 de maio no site:  

Site: www.santacatarinadanca.com.br


Após envio da ficha de inscrição não poderão ser alterados os dados da mesma.

Os nomes fornecidos na inscrição serão colocados nos certificados, a organização não se responsabiliza por erros ortográficos dos nomes e conseqüentemente não fornecerá novos certificados. 


Para que a inscrição seja confirmada é necessário enviar:   

a) Até o dia 17/08 - Via site ou e-mail: ficha de inscrição (disponível no site oficial do Festival) devidamente preenchida. 

b) Até o dia 17/08 - Via e-mail: Documento RG/CPF do coreógrafo, comprovante de pagamento da taxa identificado com nome do grupo, coreografia e número de participantes (bailarinos e assistentes). 

A taxa de inscrição deverá ser paga integralmente, não serão aceitos pagamentos parcelados. Não serão aceitos materiais e comprovantes de pagamento bancário após as datas estabelecidas ou após divulgação no site de “INSCRIÇÕES ENCERRADAS”. 

A confirmação de recebimento de inscrição, taxas e material se dará no prazo de até 48h após o envio, caso não receba confirmação por e-mail no prazo estabelecido entre em contato com a organização. 

Considerações:

- A conferência dos RGs dos participantes da competição será feita no ensaio de palco, portanto o bailarino que não estiver com seu documento estará sujeito a não participação da mostra competitiva.  


Artigo 6º - PREMIAÇÃO / BRINDES / RESULTADOS

CERTIFICADOS 

Todos os participantes receberão certificados de participação. 


MEDALHAS

Todos os participantes receberão medalhas.


BRINDES 

Este ano todos os participantes receberão uma linda Sacomochia. Durante os espetáculos serão sorteados Kits e brindes para os coreógrafos e público. 


TROFÉUS

- Na mostra não competitiva: Troféu para grupo destaque da mostra.

- Na Competição: Troféus para os três primeiros colocados de cada estilo, subgênero e categoria. 

A premiação do Festival será feita por classificação de 1º, 2º e 3º lugares para as melhores notas no estilo, categoria e subgênero. Quando não houver concorrente a classificação será feita por nota obedecendo aos critérios: 

1º lugar: maior média acima de 9       

2º lugar: média inferior ao 1º lugar e acima de 8

3º lugar: média inferior ao 2º lugar e acima de 7           

 


PREMIAÇÕES EM DINHEIRO AOS GRUPOS DA COMPETIÇÃO

1- Melhor Grupo do Festival: R$ 10.000,00

2- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Jazz: R$ 1000,00

3- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Ballet Clássico: R$ 1000,00

4- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Contemporâneo: R$ 1000,00

5- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Danças Populares: R$ 1000,00 

6- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Livre: R$ 1000,00 

7- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Danças Urbanas: R$ 1000,00

8- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Melhor Idade: R$ 1000,00

9- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Dança Kids: R$ 500,00

10- Melhor Bailarino no Festival: R$ 500,00 

11- Melhor Bailarina no Festival: R$ 500,00 

12- Coreógrafo Destaque: R$ 500,00 

13- Figurino e Paramentação Destaque: R$ 500,00



RESULTADOS 

A solenidade de premiação (entrega dos troféus e divulgação dos grupos premiados em dinheiro) ocorrerá no dia em que se encerram as baterias (ao final de cada noite) e divulgadas no site em até dois dias após o término do Festival. 


AVALIAÇÕES

As avaliações descritivas poderão ser retiradas pelo coreógrafo ao final de cada noite nos dias do evento.


Artigo 7º - VALOR APOIO AOS COREÓGRAFOS

Será dado apoio em dinheiro aos coreógrafos. O auxilio será para grupos da mostra não competitiva tendo em vista que os grupos da competição concorrem à premiação em dinheiro. O valor apoio será de 50% da Taxa total de seus participantes de trabalhos coreográficos no subgênero conjunto. O valor apoio deverá ser solicitado pelo coreógrafo sendo entregue junto ao material nos dias do evento

Para recebimento do valor apoio o coreógrafo deverá estar munido de seu documento original de identidade e ter enviado antecipadamente via e-mail:

- RG/CPF e comprovante do pagamento da taxa especificando nome do grupo, coreografia e número de participantes (bailarinos e assistentes). 


Artigo 8º - Valor em dinheiro aos grupos premiados na competição do festival

O coreógrafo do grupo que for premiado na competição deverá enviar via e-mail conta bancária para recebimento de seu prêmio. A premiação em dinheiro será feita em até 10 dias úteis após o evento através de pix, depósito bancário ou transferência eletrônica. 

Considerações: No caso de grupos de outras cidades, estados ou país serem premiados e não ficarem para a premiação, o troféu será enviado via correio ou transportadora juntamente com as avaliações dos jurados (despesa do envio será por conta do coreógrafo). No caso de premiação em dinheiro o valor será depositado na conta bancária do coreógrafo do grupo. 


Artigo 9º - INGRESSOS 

Serão disponibilizados ingressos para público e bailarinos. Por se tratar de evento de competição, todos os bailarinos/participantes que desejam assistir ao espetáculo deverão adquirir ingresso, a taxa de inscrição do festival não dá direito de prestigiar o evento. Valor bailarino será diferenciado e de valor simbólico. 



Artigo 10º - INFORMAÇÕES GERAIS

1- Identificação: A identificação dos coreógrafos, bailarinos, diretores e assistentes será feita por Pulseiras Personalizadas de cor discreta (bege). Os jurados são comunicados do uso das “pulseiras” e de forma alguma irão condicioná-las as suas avaliações, portanto, a pulseira não poderá ser retirada no momento da apresentação e será necessária para acesso a plateia e camarins. No caso de perda ou extravio será fornecido pulseira extra mediante pagamento da taxa novamente. Recomendamos aos coreógrafos que coloquem a pulseira em seus bailarinos (principalmente na categoria infantil) no momento que se deslocarem aos camarins para apresentar-se.

2- Acesso aos Camarins: Terão acesso aos camarins somente pessoas credenciadas e identificadas com pulseiras fornecidas pela comissão organizadora do evento. Os bailarinos só entrarão nos camarins na presença de seus coreógrafos e/ou assistentes. O coreógrafo é responsável por seus bailarinos (as).

3- Ordem de entrada nos Camarins: Como é um Festival com grande número de participantes, a ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena definido pela organização. Terão acesso aos camarins internos oito a dez grupos, os participantes subsequentes deverão aguardar nos espaços alternativos do teatro. 

4- Momento da Apresentação: É obrigatório ao grupo ter dois responsáveis: 

- 1 (hum) responsável para acompanhar o grupo nos camarins, entrada e saída de palco, 

- 1 (hum) responsável na cabine de som e iluminação com a trilha sonora em Pen Drive. 

A iluminação terá afinação única. 

5- Características do Palco: No site na página “teatro” há mapa detalhado incluindo dimensões de coxias e proscênio. 

6- Não será permitido o uso de quaisquer recursos que possam causar danos aos participantes e/ou prejudicar à limpeza, ordem e segurança (ex: água, animais, terra, purpurina, etc). Com a finalidade de preservação de patrimônio cultural não será permitido entrada na plateia com maquiagens artísticas (rosto integral e/ou corpo parcial).

7- Cenários: Grupos que irão utilizar cenários deverão comunicar suas necessidades técnicas de instalação para o e-mail da diretora de palco com cópia para o e-mail do festival no prazo de 01 a 05/09. Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos que não prejudique a sequência do espetáculo. O grupo terá o tempo de 1 (hum) minuto antes e após a apresentação para montagem e desobstrução do palco. A utilização de varas é limitada sendo autorizada conforme ordem de solicitação. Não será permitida a utilização de varas cenográficas em solos e duos.  

8-Será divulgado no site oficial do festival pacotes turísticos, hotéis e hostels parceiros do evento com tarifário acessível, boa qualidade e localização central.

9- A organização do Festival não se responsabiliza por problemas médicos que ocorram com os participantes ou objetos pessoais extraviados nos locais de ensaio e apresentações. 

10 - O transporte e alimentação durante o festival serão de responsabilidade do próprio participante ou grupo. 

11- Fica proibida apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo.

12- As imagens dos Grupos participantes do Festival poderão ser utilizadas na divulgação do evento, não cabendo nenhuma forma de indenização ou pagamento pelo uso do mesmo. 

13- Sugestões e/ou críticas deverão ser enviadas para o e-mail do festival. 

14- Ao efetuarem inscrição no festival Santa Catarina Dança todos os participantes estão de acordo com o regulamento. O descumprimento de qualquer item deste regulamento implicará na desclassificação do grupo. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora não cabendo recurso judicial.


ENDEREÇOS / CONTATOS


ENDEREÇO TEATRO ADEMIR ROSA – CIC – Centro Integrado de Cultura: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC- (48) 3664-2623 


Site Oficial do Festival: www.santacatarinadanca.com.br

Fanpage: Festival Santa Catarina Dança 

Facebook:  Santa Catarina Dança

Instagram: @festivalscdanca

Twitter: festivalscdanca

E-mail do Festival: santacatarinadanca@gmail.com

 

Informações como jurados, hotéis, valor ingressos, pontos turísticos entre outras estarão sendo divulgadas no site e mídias festival.


Florianópolis a Ilha da Magia espera por você! Venha! 

Coordenação