Regulamento
FESTIVAL SANTA CATARINA DANÇA APRESENTAÇÃO Considerada referência o evento distribui uma das maiores premiações em dinheiro participando companhias de alto nível técnico, incluindo a sua programação grupos de projetos sociais e pessoas com deficiência. A cada nova edição o evento amplia oportunidades entre bailarinos, coreógrafos e profissionais da dança de todos os estilos e níveis técnicos promovendo a troca de experiências, o adquirir de novos aprendizados democratizando a cultura e valorizando todo tipo de manifestação cultural através do movimento. REGULAMENTO E DESENVOLVIMENTO Artigo 1º - FORMAS DE PARTICIPAÇÃO MOSTRA NÃO COMPETITIVA Participação de diversas modalidades sem avaliação de jurados. MOSTRA COMPETITIVA Todas as coreografias serão avaliadas pelos jurados e concorrem à premiação em dinheiro e troféus conforme Art. 6º deste regulamento. Artigo 2º - ESTILOS - CATEGORIAS - SUBGÊNEROS - TEMPO DAS COREOGRAFIAS ESTILOS Os grupos poderão inscrever-se nos estilos: Estilo Livre, Dança Kids, Ballet Clássico, Ballet de Repertório, Danças Populares, Sapateado, Dança Melhor Idade, Jazz, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Dança Inclusiva. CARACTERÍSTICAS DOS ESTILOS Características: A Dança Kids tem como principal objetivo revelar talentos promovendo as habilidades artísticas dos pequenos iniciantes na arte da dança. Independente do estilo e gênero serão escolhidos pela banca os três (3) melhores trabalhos conjuntos, portanto não serão separados por estilo nem gênero. * DANÇA DA MATURIDADE OU MELHOR IDADE: Destinada a grupos (somente conjunto) da faixa etária da melhor idade (categoria melhor idade). Características: A dança na Melhor Idade tem como objetivo valorizar e incentivar habilidades artísticas promovendo a qualidade de vida desta faixa etária. CATEGORIAS PARA MOSTRA NÃO COMPETITIVA: A partir de 02 anos onde serão aceitos somente trabalhos conjuntos. CATEGORIAS PARA MOSTRA COMPETITIVA: Dança Kids: Nascidos de 2014 a 2020 (serão aceitos somente trabalhos conjuntos, competindo na data da programação: 26/09). Obs: Na competição será admitida tolerância no máximo de 30% aos bailarinos com idade superior à categoria na qual o grupo está competindo, caso ultrapasse esta tolerância, a coreografia deverá se enquadrar na categoria mais avançada. SUBGÊNEROS - Conjuntos (a partir de 3 bailarinos): Número ilimitado de trabalhos por escola/studio, porém o evento não se compromete a alterar o cronograma (sequencia) para disponibilizar maior tempo para troca de figurino. TEMPO DAS COREOGRAFIAS NOS SUBGÊNEROS O tempo máximo permitido nas coreografias para: - O subgênero conjunto (a partir de 3 bailarinos) será de até 5 minutos (inclusive repertórios), com exceção da categoria Kids e Pré Juvenil que serão de 3 minutos. - Os subgêneros duo e solo serão de até 3 minutos. Considerações: Tolerância de até 0,30 segundos para conjuntos melhor idade, adulto e juvenil, tolerância de até 0,15 segundos para conjuntos Kids e Pré Juvenil, e tolerância de até 0,15 segundos para duos e solos. O tempo fornecido na ficha de inscrição será cronometrado pelo monitor do ensaio de palco, e caso não confira, o grupo poderá ser desclassificado pela organização. Artigo 3º - PROGRAMAÇÃO - 25 a 29 de setembro de 2024 PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES QUINTA-FEIRA - 26/09 - 19h - Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva - Competição Dança Kids - Competição no Estilo Livre SEXTA-FEIRA - 27/09 - 19h - Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva - Competição no Estilo Ballet - Competição no Estilo Danças Populares - Competição no Estilo Melhor Idade SÁBADO - 28/09 - 18h - Competição no Estilo Jazz DOMINGO - 29/09 - 18h - Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva - Competição no Estilo Dança Contemporânea - Competição no Estilo Danças Urbanas PROGRAMAÇÃO DO ENSAIO DE PALCO Todos as coreografias terão ensaio no dia de sua apresentação. Grupos da Competição: Conjuntos terão duas vezes o tempo de duração de sua coreografia para ensaio, solos e duos terão uma vez o tempo de duração de sua coreografia. Grupos da Mostra não Competitiva: Terão uma vez o tempo de duração de sua coreografia para ensaio. Considerações: Grupos que não desejam ensaio de palco deverão comunicar na ficha de inscrição. TRILHAS SONORAS As trilhas sonoras deverão ser enviadas no formato mp3 para o e-mail do técnico de som eosrisko@gmail.com no prazo de 10/09 a 15/09. O e-mail do técnico será comunicado a todos os grupos inscritos via e-mail no dia 07/9. O arquivo deverá estar identificado com o nome do grupo, coreografia e dia da apresentação. É obrigatório ao grupo ter dois responsáveis no ensaio e na apresentação: - 1 (um) responsável na cabine de som e iluminação com a trilha sonora em Pen Drive. - 1 (um) responsável para acompanhar o grupo nos camarins, entrada e saída de palco. PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DO MATERIAL Entrega do material (certificados, pulseiras de identificação, brindes etc...) serão realizadas nos dias do evento na secretaria do evento Teatro Ademir Rosa / CIC. Para recebimento do material o coreógrafo deverá entregar todos os documentos solicitados na inscrição (conforme Art. 5º deste regulamento). DIVULGAÇÃO DA ORDEM DE APRESENTAÇÕES E ENSAIO DE PALCO A programação da apresentação da mostra não competitiva, da competição e do ensaio de palco serão enviadas via e-mail para os diretores e/ou coreógrafos no dia 07/09, e, estarão disponíveis no site 10 dias antes do Evento (16/09/2024). Após divulgação da ordem de apresentação no site (16/09/2024) Não serão feitas alterações. Qualquer pedido de ordem nas coreografias deverá ser feito anteriormente por e-mail para que não haja transtornos durante os espetáculos. Artigo 4º - TAXAS Considerações: 1- Na Mostra Não Competitiva serão aceitos somente trabalhos coreográficos conjuntos. 2- Na competição serão trabalhos de acordo com as categorias: MELHOR IDADE: Somente coreografias conjuntos competindo na data da programação: 27/09 3- O coreógrafo que participar como bailarino na coreografia deverá pagar taxa de inscrição. 4- O Bailarino poderá representar mais de um grupo desde que seja em estilos diferentes. 5- Os valores das taxas correspondem participação dos bailarinos em uma coreografia, o bailarino que dançar mais de uma coreografia deverá pagar nova inscrição a cada nova coreografia inscrita. 7- Não serão devolvidas taxas de inscrições canceladas. FORMA DE PAGAMENTO PIX, Transferência ou depósito bancário Caixa Econômica Federal / Conta Poupança PF Conta: 583786281-8 Agência:1877 Op:3701 Rosangela Enedina D Melo Artigo 5º - INSCRIÇÃO As inscrições estarão abertas no período de 27 de maio a 27 de agosto de 2024 podendo ser encerradas antes do prazo previsto caso o número de coreografias ultrapasse a carga horária definida pela comissão de cultura do teatro. A inscrição deverá ser feita no site: - Via "On Line" - A ficha de inscrição estará disponível a partir do dia 27 de maio. Após envio da ficha de inscrição não poderão ser alterados os dados da mesma, os dados serão enviados para vários setores do evento. Para que a inscrição seja confirmada é necessário enviar: a) Até o dia 27/08 - Via site: ficha de inscrição (disponível no site oficial do Festival) devidamente preenchida. b) Até o dia 27/08 - Via e-mail: Documento RG/CPF do coreógrafo, comprovante de pagamento da taxa identificado com nome do grupo, coreografia e número de participantes (bailarinos e assistentes). A taxa de inscrição deverá ser paga integralmente, não serão aceitos pagamentos parcelados. Não serão aceitos materiais e comprovantes de pagamento bancário após as datas estabelecidas ou após divulgação no site de "INSCRIÇÕES ENCERRADAS". A confirmação de recebimento de inscrição, taxas e material se dará no prazo de até 48h após o envio, caso não receba confirmação por e-mail no prazo estabelecido entre em contato com a organização. Considerações: - A conferência dos RGs dos participantes da competição será feita no ensaio de palco, portanto o bailarino que não estiver com seu documento estará sujeito a não participação da mostra competitiva. Artigo 6º - PREMIAÇÃO / BRINDES / RESULTADOS CERTIFICADOS Todos os participantes receberão certificados de participação. MEDALHAS Todos os participantes receberão medalhas. BRINDES Todos os participantes receberão um brinde do evento e esse ano será uma Linda Sacomochila. Durante os espetáculos também serão sorteados Kits e brindes para o público presente. TROFÉUS - Na mostra não competitiva: Troféu para grupo destaque da mostra. - Na Competição: Troféus para os três primeiros colocados de cada estilo, subgênero e categoria. A premiação do Festival será feita por classificação de 1º, 2º e 3º lugares para as melhores notas no estilo, categoria e subgênero. Quando não houver concorrente a classificação será feita por nota obedecendo aos critérios: 1º lugar: maior média acima de 9 2º lugar: média inferior ao 1º lugar e acima de 8 3º lugar: média inferior ao 2º lugar e acima de 7 PREMIAÇÕES EM DINHEIRO AOS GRUPOS DA COMPETIÇÃO 1- Melhor Grupo do Festival: R$ 10.000,00 2- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Jazz: R$ 1000,00 3- Melhor Trabalho Coreográfico entre o Ballet Clássico e Repertório: R$ 1000,00 4- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Dança Contemporânea: R$ 1000,00 5- Melhor Trabalho Coreográfico entre Estilo Danças Populares e Sapateado: R$ 1000,00 6- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Livre: R$ 1000,00 7- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Danças Urbanas: R$ 1000,00 8- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Melhor Idade: R$ 500,00 9- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Dança Kids: R$ 500,00 10- Melhor Bailarino no Festival: R$ 500,00 11- Melhor Bailarina no Festival: R$ 500,00 12- Coreógrafo Destaque: R$ 500,00 13- Figurino e Paramentação Destaque: R$ 500,00 CRITÉRIO NA DECISÃO DO MELHOR GRUPO DO FESTIVAL RESULTADOS A solenidade de premiação (entrega dos troféus e divulgação dos grupos premiados em dinheiro) ocorrerá no dia em que se encerram as baterias (ao final de cada noite) e divulgadas no site em até dois dias após o término do Festival. Não será enviado troféu via correio, caso o grupo não fique para premiação o festival não tem responsabilidade na entrega do mesmo. AVALIAÇÕES As avaliações descritivas poderão ser retiradas pelo coreógrafo ao final de cada noite, no término das competições na secretaria do evento. Não serão enviadas avaliações via e-mail e via correio. Artigo 7º - VALOR APOIO AOS COREÓGRAFOS Será dado apoio em dinheiro aos coreógrafos. O auxilio será para grupos da mostra não competitiva tendo em vista que os grupos da competição concorrem à premiação em dinheiro. O valor apoio será de 50% da Taxa total de seus participantes. Coreógrafos que tem direito ao valor apoio deverão enviar via e-mail os dados bancários com CPF no prazo de 10/09 a 15/09. O pagamento será feito via pix e /ou depósito bancário até a data do início do evento. Grupos que não enviarem os dados até a data limite não receberão o valor apoio. Artigo 8º - Valor em dinheiro aos grupos premiados na competição do festival O coreógrafo do grupo que for premiado na competição deverá enviar via e-mail conta bancária para recebimento de seu prêmio. A premiação em dinheiro será feita em até 10 dias úteis após o evento através de pix, depósito bancário ou transferência eletrônica. Artigo 9º - INGRESSOS Serão disponibilizados ingressos para público e bailarinos. Por se tratar de evento de competição, todos os bailarinos/participantes que desejam assistir ao espetáculo deverão adquirir ingresso, a taxa de inscrição do festival não dá direito de prestigiar o evento. Valor bailarino será diferenciado e de valor simbólico. R$ 60,00 - Ingresso promocional(1 lote - 27/08 a 07/09) Artigo 10º - INFORMAÇÕES GERAIS 1- Identificação: A identificação dos coreógrafos, bailarinos, diretores e assistentes será feita por Pulseiras Personalizadas de cor discreta (bege). Os jurados são comunicados do uso das "pulseiras" e de forma alguma irão condicioná-las as suas avaliações, portanto, a pulseira não poderá ser retirada no momento da apresentação e será necessária para acesso a plateia e camarins. No caso de perda ou extravio será fornecido pulseira extra mediante pagamento da taxa novamente. Recomendamos aos coreógrafos que coloquem a pulseira em seus bailarinos (principalmente na categoria infantil) no momento que se deslocarem aos camarins para apresentar-se. 2- Acesso aos Camarins: Terão acesso aos camarins somente pessoas credenciadas e identificadas com pulseiras fornecidas pela comissão organizadora do evento. Os bailarinos só entrarão nos camarins na presença de seus coreógrafos e/ou assistentes. O coreógrafo é responsável por seus bailarinos (as). 3- Ordem de entrada nos Camarins: Como é um Festival com grande número de participantes, a ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena definido pela organização. Terão acesso aos camarins internos oito a dez grupos, os participantes subsequentes deverão aguardar nos espaços alternativos do teatro. 4- Momento da Apresentação: É obrigatório ao grupo ter dois responsáveis: - 1 (um) responsável para acompanhar o grupo nos camarins, entrada e saída de palco, - 1 (um) responsável na cabine de som e iluminação com a trilha sonora em Pen Drive. A iluminação terá afinação única. 5- Características do Palco: No site na página "teatro" há mapa detalhado incluindo dimensões de coxias e proscênio, as dimensões de cena (dança) ficam em torno de 14mx12m com 5 coxias. 6- Não será permitido o uso de quaisquer recursos que possam causar danos aos participantes e/ou prejudicar à limpeza, ordem e segurança (ex: água, animais, terra, purpurina, etc). Com a finalidade de preservação de patrimônio cultural não será permitido entrada na plateia com maquiagens artísticas (rosto integral e/ou corpo parcial). 7- Cenários: Grupos que irão utilizar cenários deverão comunicar suas necessidades técnicas de instalação para o e-mail da diretora de palco thaysteodoro4@gmail.com no prazo de 10/09 a 15/09. Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos que não prejudique a sequência do espetáculo. O grupo terá o tempo de 1 (um) minuto antes e após a apresentação para montagem e desobstrução do palco. A utilização de varas é limitada sendo autorizada conforme ordem de solicitação. Não será permitida a utilização de varas cenográficas em solos e duos. 8-Será divulgado no site oficial do festival hotéis e hostels parceiros do evento com tarifário acessível, boa qualidade e localização central. 9- A organização do Festival não se responsabiliza por problemas médicos que ocorram com os participantes ou objetos pessoais extraviados nos locais de ensaio e apresentações. 10 - O transporte e alimentação durante o festival serão de responsabilidade do próprio participante ou grupo. 11- Fica proibida apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo. 12- As imagens dos Grupos participantes do Festival poderão ser utilizadas na divulgação do evento, não cabendo nenhuma forma de indenização ou pagamento pelo uso do mesmo. 13- Sugestões e/ou críticas deverão ser enviadas para o e-mail do festival. 14- Ao efetuarem inscrição no festival Santa Catarina Dança todos os participantes estão de acordo com o regulamento. O descumprimento de qualquer item deste regulamento implicará na desclassificação do grupo. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora não cabendo recurso judicial. ENDEREÇOS / CONTATOS ENDEREÇO TEATRO ADEMIR ROSA - CIC - Centro Integrado de Cultura: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC Site Oficial do Festival: www.santacatarinadanca.com.br Fanpage: Festival Santa Catarina Dança Facebook: Santa Catarina Dança Instagram: @festivalscdanca Twitter: festivalscdanca E-mail do Festival: santacatarinadanca@gmail.com Informações como jurados, hotéis, valor ingressos, pontos turísticos entre outras estarão sendo divulgadas no site e mídias festival. Florianópolis a Ilha da Magia espera por você! Venha! Coordenação
25 a 29 de setembro de 2024
Evento no calendário de diversos grupos de dança do Brasil a 16ª edição do Festival Santa Catarina Dança ocorrerá de 25 a 29 de setembro de 2024 no Teatro Ademir Rosa - CIC - Centro Integrado de Cultura - Florianópolis/SC.
Coreógrafos com trabalhos coreográficos inscritos na mostra não competitiva receberão valor apoio conforme Art. 7º deste regulamento.
* BALLET CLÁSSICO: Coreografias autorais, obedecendo à estrutura coreográfica acadêmica do Ballet Clássico.
* BALLET REPERTÓRIO: Trechos ou fragmentos de obras de Ballet do Repertório.
* DANÇA CONTEMPORÂNEA: Coreografias autorais estruturadas na Dança Moderna como Graham, Limón, Cunningham e/ou obras de Dança Contemporânea como Butoh (Inclui-se Dança Teatro).
* JAZZ: Coreografias autorais estruturadas sobre todas as linhas e variações do Jazz Dance. Não serão aceitas cópias de musicais para competição somente a trilha e música poderão ser utilizadas sendo que a coreografia deve ser criada pelo coreógrafo.
* DANÇAS URBANAS: Coreografias autorais estruturadas a partir de trabalhos baseados em qualquer estilo de dança de rua, como Hip Hop, Funk e Break.
* DANÇAS POPULARES: Coreografias autorais de Folclore de Imigração ou Etnias de todos os países. Inclui-se sapateado folclórico, populares, flamenco e dança de salão. Coreografias de Danças Populares que fazem parte do Ballet de Repertório devem ser inscritas no Ballet e não em Danças Populares.
* SAPATEADO: Coreografias autorais de todos os sapateados (irlandês, americano, tap brasileiro etc...) com exceção dos sapateados populares e folclóricos que se enquadram em danças populares.
* ESTILO LIVRE: Nesse estilo serão aceitos trabalhos coreográficos que misturem estilos e técnicas.
* DANÇA KIDS: Destinada a coreografias da faixa etária infantil (categoria Kids).
* DANÇA INCLUSIVA: Destinada a grupos (somente conjuntos) com deficiência, limitações ou necessidades especiais. A participação será somente para mostra não competitiva.
Características: A dança inclusiva tem como objetivo promover e ampliar as diferentes formas de linguagens de movimento promovendo aos participantes com deficiência condições para desenvolver seu potencial e habilidades artísticas.
Pré-juvenil: Nascidos de 2011 a 2013 (serão aceitos somente trabalhos conjuntos).
Juvenil: Nascidos de 2007 a 2010 (serão aceitos conjuntos, duos e solos).
Adulto: Nascidos de 1970 a 2006 (serão aceitos conjuntos, duos e solos).
Melhor idade: Nascidos até 1969 (serão aceitos somente conjuntos e competem na data da programação: 27/09).
- Duos: Serão aceitos no máximo dois (2) trabalhos coreográficos (em cada estilo) por escola/studio.
- Solos: Serão aceitos no máximo dois (2) trabalhos coreográficos (em cada estilo) por escola/studio.
QUARTA-FEIRA - 25/09
Montagem da estrutura do evento
- Competição no Estilo Sapateado
- Apresentação de grupos da Mostra Não Competitiva TAXA DE INSCRIÇÃO (até o dia 27/7) MOSTRA COMPETIÇÃO Conjunto (a partir de 3 bailarinos) R$ 90,00 (por bailarino) R$ 100,00 (por bailarino) Duo (dois bailarinos) xxxxx R$ 220,00 (a dupla) Solo (um bailarino) xxxxx R$ 190,00 Assistentes, Diretores, Coordenadores R$ 80,00 (por participante) R$ 80,00 (por participante) ECAD R$ 20,00 (por coreografia) R$ 20,00 (por coreografia) TAXA DE INSCRIÇÃO (de 28/7 a 27/8) MOSTRA COMPETIÇÃO Conjunto (a partir de 3 bailarinos) R$ 100,00 (por bailarino) R$ 110,00 (por bailarino) Duo (dois bailarinos) xxxxx R$ 230,00 (a dupla) Solo (um bailarino) xxxxx R$ 200,00 Assistentes, Diretores, Coordenadores R$ 90,00 (por participante) R$ 90,00 (por participante) ECAD R$ 20,00 (por coreografia) R$ 20,00 (por coreografia)
KIDS: Somente coreografias conjuntos competindo na data da programação: 26/09
PRÉ JUVENIL: Somente coreografias conjuntos.
JUVENIL: Coreografias conjuntos, duos e solos.
ADULTO: Coreografias conjuntos, duos e solos.
6- A taxa do ECAD é de R$ 20,00 por coreografia.
Pix: santacatarinadanca@gmail.com
PLACAS: Grupos premiados em dinheiro além de troféus, medalhas e premiação em dinheiro receberão placa homenagem com registro de sua premiação.
O melhor grupo do festival não tem relação com quantidade de coreografias premiadas, e, sim o grupo que se destacou tecnicamente e principalmente emocionou os jurados independente de quantas premiações tenha conquistado. O importante no festival é comungar e celebrar a Arte da Dança.
R$ 80,00 - Ingresso inteira
R$ 40,00 - Ingresso meia entrada (estudante, idoso, professor, doador desangue)
R$ 20,00 - Ingresso bailarino/participante (mediante credencial fornecida pelo evento)
Vendas: Página ingressos.