FESTIVAL SANTA CATARINA DANÇA

14 a 17 de setembro de 2017

 

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA TODAS AS NOITES DO XI SANTA CATARINA DANÇA - 14/09 A 17/09/2017
 

APRESENTAÇÃO

 

Evento no calendário de diversos grupos de dança do Brasil a 11ª edição do Festival Santa Catarina Dança ocorrerá no período de 14 a 17 de setembro de 2017 no Teatro Ademir Rosa - CIC - Centro Integrado de Cultura - Florianópolis/SC.

Considerado referência o evento distribui uma das maiores premiações em dinheiro, incluindo a sua programação grupos de dança de projetos carentes e portadores de necessidades especiais.

A cada nova edição o evento amplia oportunidades entre bailarinos, coreógrafos e profissionais da dança de todos os estilos e níveis técnicos promovendo a troca de experiências, o adquirir de novos aprendizados democratizando a cultura e valorizando todo tipo de manifestação cultural através do movimento. 

 

REGULAMENTO E DESENVOLVIMENTO

 

Artigo 1º - FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

MOSTRA NÃO COMPETITIVA

Participação de diversas modalidades sem avaliação de jurados.
Coreógrafos com trabalhos coreográficos inscritos na mostra não competitiva receberão valor apoio conforme Art. 7º deste regulamento.
 

MOSTRA COMPETITIVA

Todas as coreografias serão avaliadas pelos jurados e concorrem à premiação em dinheiro e troféus conforme Art. 6º deste regulamento.

 

Artigo 2º - ESTILOS – CATEGORIAS – SUBGÊNEROS - TEMPO DAS COREOGRAFIAS
 

ESTILOS

Os grupos poderão inscrever-se nos estilos:

Ballet Clássico, Contemporâneo, Jazz, Danças Populares, Estilo Livre, Dança de Rua.

 

CARACTERÍSTICAS DOS ESTILOS
* BALLET CLÁSSICO e REPERTÓRIO - Coreografias criadas ou remontadas, obedecendo à estrutura coreográfica acadêmica do Ballet Clássico ou Neoclássico.
* DANÇA CONTEMPORÂNEA – Coreografias da Dança Moderna como Graham, Limón, Cunningham e/ou obras de Dança Contemporânea como Butoh.
* JAZZ - Coreografias estruturadas sobre todas as linhas e variações do Jazz Dance. Não serão aceitas cópias de musicais para competição somente a trilha e música poderão ser utilizadas sendo que a coreografia deve ser criada pelo coreógrafo;
* DANÇA DE RUA - Coreografias estruturadas a partir de trabalhos baseados em qualquer estilo de dança de rua, como Hip Hop, Funk e Break. 
* DANÇAS POPULARES - Coreografias de Folclore de Imigração ou Etnias, Sapateado e Dança de Salão. 
* ESTILO LIVRE – Nesse Estilo serão aceitos trabalhos coreográficos que misturem estilos e técnicas.

 

CATEGORIAS PARA MOSTRA NÃO COMPETITIVA: A partir de 02 anos.

 

CATEGORIAS PARA MOSTRA COMPETITIVA:

Pré-juvenil: 10 a 13 anos
Juvenil: 14 a 17 anos
Adulto: 18 a 49 anos

Master: Acima de 50 anos (Estilo Livre e Danças Populares)

Obs: Na Competição será admitida tolerância de 30% aos bailarinos com idade superior à categoria na qual o grupo está competindo. No caso de ultrapassar esta tolerância, a coreografia deverá se enquadrar na categoria mais avançada.

 

SUBGÊNEROS

Conjuntos (a partir de 3 bailarinos), Duos e Solos.

 

TEMPO DAS COREOGRAFIAS NOS SUBGÊNEROS

O Tempo máximo permitido nas Coreografias para:

- O Subgênero Conjunto (a partir de 3 bailarinos) será de até 5 minutos (inclusive repertórios)

- Os Subgêneros Duo e Solo serão de até 3 minutos,

Considerações: Tolerância de até 0,50 segundos para conjuntos e de até 0,30segundos para duos e solos. O tempo fornecido na Ficha de Inscrição será cronometrado pelo monitor do ensaio de palco, e caso não confira, o grupo poderá ser desclassificado pela organização.

 

 

Artigo 3º - PROGRAMAÇÃO – 14 a 17 de setembro de 2017

 

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES
 

QUINTA-FEIRA - 14/09 - 19h
- Apresentação de Grupos da Mostra Não Competitiva
- Competição no Estilo Livre
 

SEXTA-FEIRA - 15/09 - 19h
- Apresentação de Grupos da Mostra Não Competitiva
- Competição no Estilo Danças Populares

- Competição no Estilo Ballet
 

SÁBADO - 16/09 – 16h
- Matinê Infantil com Apresentações da Mostra Não Competitiva

 

SÁBADO - 16/09 – 18:30h
- Apresentação de Grupos da Mostra Não Competitiva
- Competição no Estilo Jazz  
 

DOMINGO - 17/09 – 16h
- Matinê Infantil com Apresentações da Mostra Não Competitiva

 

DOMINGO - 17/09 – 18:30h
- Apresentação de Grupos da Mostra Não Competitiva
- Competição no Estilo Dança de Rua
- Competição no Estilo Dança Contemporânea

Considerações: A programação da Mostra não Competitiva será feita pela organização, os grupos não terão dia estabelecido, porém, poderão indicar sua preferência de data na Ficha de Inscrição sendo a data concedida conforme ordem de inscrição.

 

PROGRAMAÇÃO DO ENSAIO DE PALCO

Grupos da Competição: As marcações de palco dos grupos de competição serão nas datas de suas apresentações. Conjuntos terão duas vezes o tempo de duração de sua coreografia para ensaio. Solos e Duos terão uma vez o tempo de duração de sua coreografia para ensaio.

Grupos da Mostra não Competitiva: Grupos da Mostra não Competitiva que desejam ensaio de palco deverão solicitar na ficha de Inscrição. Os ensaios ocorrerão na Quinta ou Sexta-feira, disponibilizadas conforme ordem de inscrição. Os trabalhos coreográficos terão uma vez o tempo de duração de sua coreografia para ensaio.

Considerações:

As trilhas sonoras deverão ser enviadas via e-mail no prazo de 01 a 05/09. O arquivo deverá estar identificado com o nome do grupo e coreografia.

É obrigatório ao grupo ter dois responsáveis:
- 1 (hum) responsável para acompanhar o grupo nos camarins, entrada e saída de palco,
- 1 (hum) responsável na cabine de som e iluminação com a trilha sonora em Pen Drive.

 

PROGRAMAÇÃO DA ENTREGA DO MATERIAL
Valor Apoio e entrega do Material (certificados, camisetas, medalhas, pulseiras, programações etc...) serão realizadas na secretaria do evento no Teatro Ademir Rosa / CIC nos dias do Festival.  Para recebimento do material o coreógrafo deverá entregar todos os documentos solicitados na Inscrição (conforme Art. 5º deste regulamento).

DIVULGAÇÃO DA ORDEM DE APRESENTAÇÕES E ENSAIO DE PALCO
A Programação da Apresentação da Mostra não Competitiva, da Competição e do Ensaio de Palco estarão disponíveis no site em até 10 dias antes do Evento.
Após divulgação da ordem de apresentação não serão feitas alterações. Qualquer pedido de ordem nas Coreografias deverá ser feito anteriormente por e-mail para que não haja transtornos durante os espetáculos. 

 


 

Artigo 4º - TAXAS

 

 

TAXA DE INSCRIÇÃO
(até o dia 03/7)

MOSTRA
 

COMPETIÇÃO
 

Conjunto (a partir de 3 bailarinos)

R$ xxxxxx

 R$ xxxxxx

Duo (dois bailarinos)

R$ xxxxxx

 R$ xxxxxx

Solo (um bailarino)

R$ xxxxxx

 R$ xxxxxx

Assistentes, Diretores, Coordenadores

R$ xxxxxx

 R$ xxxxxx

Coreógrafos

Isento

 Isento

 

TAXA DE INSCRIÇÃO
(de 04/7 a 14/8)

MOSTRA
 

COMPETIÇÃO
 

Conjunto (a partir de 3 bailarinos)

R$ 45,00 (por bailarino)

 R$ 50,00 (por bailarino)

Duo (dois bailarinos)

R$ 130,00

 R$ 160,00

Solo (um bailarino)

R$ 140,00

 R$ 150,00

Assistentes, Diretores, Coordenadores

R$ 40,00

 R$ 40,00

Coreógrafos

Isento

 Isento

 

 

Considerações:

1- Na Mostra ou Competição serão aceitas inscrições para conjuntos, duos e solos.

2- O coreógrafo que participar com bailarino na coreografia deverá pagar Taxa de Inscrição.

3- Um Bailarino poderá representar mais de um grupo desde que seja em estilos diferentes.

4- Os valores das Taxas correspondem participação dos bailarinos em uma coreografia, o bailarino que dançar mais de uma coreografia deverá pagar mais uma inscrição.

5- Não serão devolvidas taxas de inscrições canceladas.

 

FORMA DE PAGAMENTO

Depósito Bancário – Caixa Econômica Federal
Conta: 105997-5 Agência:1877 Op:013
Rosangela Enedina D Melo

 

Artigo 5º - INSCRIÇÃO

As inscrições estarão abertas no período de 17 de maio a 14 de agosto de 2017 podendo ser encerradas antes do prazo previsto caso o número de Coreografias ultrapasse ao permitido para os quatro dias do Festival.

A inscrição poderá ser feita:
- Via “On Line” ou  “E-mail”.
A Ficha de Inscrição estará disponível no site:  

Site: www.santacatarinadanca.com.br - Link “ Ficha de Inscrição”

Após envio da Ficha de Inscrição não poderão ser alterados os dados da mesma.
Os nomes fornecidos na Inscrição serão colocados nos Certificados, a organização não se responsabiliza por erros ortográficos dos nomes e conseqüentemente não fornecerá novos Certificados.
 

Para que a inscrição seja confirmada é necessário enviar:   
a) Até o dia 14/08 - Via site ou e-mail: Ficha de Inscrição (disponível no site oficial do Festival) devidamente preenchida.

b) Até o dia 14/08 - Via e-mail: Documento RG/CPF do Coreógrafo, comprovante de pagamento da taxa identificado com nome do grupo, coreografia e número de participantes (bailarinos e assistentes).

A taxa de inscrição deverá ser paga integralmente, não serão aceitos pagamentos parcelados e comprovante de pagamento da Taxa pelo correio ou Fax.

c) Até o dia 14/08 (data da postagem) - Via Correio/Sedex: Rgs (xeróx) dos participantes da competição.

Considerações: Os documentos de identidade dos grupos de Competição deverão vir identificados com Ficha de Inscrição em ordem alfabética dos nomes dos participantes. Para cada coreografia o participante deverá enviar um xeróx de identidade. Não serão aceitos RGs (dos participantes) via e-mail.
Endereço para entrega: Rua: Frei Evaristo 91, Centro – Florianópolis – S.C -Cep: 88015-410.


Não serão aceitos materiais e comprovantes de pagamento bancário após as datas estabelecidas ou após divulgação no site de “INSCRIÇÕES ENCERRADAS”.

A Confirmação de recebimento de inscrição, taxas e material se dará no prazo de 24h após o envio. Caso não receba confirmação por e-mail no prazo estabelecido entrar em contato com a organização. 
 

Artigo 6º - PREMIAÇÃO / BRINDES / RESULTADOS

CERTIFICADOS
Todos os participantes receberão Certificados de Participação.

 

MEDALHAS

Todos os participantes receberão Medalhas.

 

BRINDES / KITS
Durante os espetáculos serão sorteados Kits e brindes para os coreógrafos e público. 
 

CAMISETAS

Coreógrafo ou Responsável pelo Grupo terá direito a Camiseta do Festival.

 

TROFÉUS
-
Na Mostra Não Competitiva: Troféu para Grupo Destaque da Mostra.

- Na Competição: Troféus para os três primeiros colocados de cada estilo, subgênero e categoria.
A premiação do Festival será feita por classificação de 1º, 2º e 3º lugares para as melhores notas no estilo, categoria e subgênero. Quando não houver concorrente a classificação será feita por nota obedecendo aos critérios:
1º lugar: maior média acima de 9      
2º lugar: média inferior ao 1º lugar e acima de 8
3º lugar: média inferior ao 2º lugar e acima de 7           

 

PREMIAÇÕES EM DINHEIRO AOS GRUPOS DA COMPETIÇÃO
1- Melhor Grupo do Festival: R$ 10.000,00
2- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Jazz: R$ 1000,00
3- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Ballet Clássico: R$ 1000,00
4- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Contemporâneo: R$ 1000,00
5- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Danças Populares: R$ 1000,00
6- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Livre: R$ 1000,00
7- Melhor Trabalho Coreográfico no Estilo Dança de Rua: R$ 1000,00
8- Melhor Bailarino no Festival: R$ 500,00
9- Melhor Bailarina no Festival: R$ 500,00
10- Coreógrafo Destaque: R$ 500,00
11- Figurino e Paramentação Destaque: R$ 500,00


 

 

RESULTADOS
A solenidade de premiação (entrega do troféus e premiação em dinheiro) ocorrerá no dia em que se encerram as baterias (ao final de cada noite) e divulgadas no site em até dois dias após o término do Festival.


AVALIAÇÕES
As avaliações descritivas poderão ser retiradas pelo Coreógrafo ao final de cada noite nos dias do evento

 

Artigo 7º - VALOR APOIO AOS COREÓGRAFOS
Será dado apoio em dinheiro aos coreógrafos. O auxilio será para grupos da Mostra Não Competitiva tendo em vista que os grupos da Competição concorrem à premiação em dinheiro. O valor será de 50% da Taxa total de seus participantes de trabalhos coreográficos no subgênero conjunto, o mesmo será entregue junto ao Material nos dias do evento. 
Para recebimento do Valor Apoio o Coreógrafo deverá estar munido de seu documento  original de identidade e ter enviado antecipadamente via e-mail scaneado:
- RG/CPF e comprovante do pagamento da Taxa especificando nome do Grupo, Coreografia e número de participantes (bailarinos e assistentes). Não será aceito comprovante de pagamento da Taxa via correio.

 

Artigo 8º - Valor em Dinheiro aos Grupos Premiados na Competição do Festival

O coreógrafo do grupo que for premiado deverá se dirigir a secretaria na data do evento munido de seu documento original de identidade e CPF.  A premiação em dinheiro será feita em até 30 dias úteis após o evento através de depósito bancário ou transferência eletrônica. Para recebimento o Coreógrafo deverá ter enviado antecipadamente via e-mail: RG/CPF e comprovante do pagamento da Taxa especificando nome do Grupo, Coreografia e número de participantes (bailarinos e assistentes). Não será aceito comprovante de pagamento da Taxa via correio.

Considerações: No caso de Grupos de outras cidades, estados ou país serem premiados e não ficarem para a premiação, o troféu será enviado via Sedex juntamente com as avaliações dos jurados. E no caso de premiação em Dinheiro o valor será depositado na conta bancária do Coreógrafo do Grupo.

 

Artigo 9º - INFORMAÇÕES GERAIS

1- Identificação: A identificação dos Coreógrafos, Bailarinos, Diretores e Assistentes será feita por Pulseiras Personalizadas de cor discreta (bege). Os jurados são comunicados do uso das “pulseiras” e de forma alguma irão condicioná-las as suas avaliações, portanto, a pulseira não poderá ser retirada no momento da apresentação e será necessária para acesso a plateia e camarins. No caso de perda ou extravio será fornecido Pulseira Extra mediante pagamento da taxa novamente. Recomendamos aos coreógrafos que coloquem a pulseira em seus bailarinos (principalmente na categoria infantil) no momento que se deslocarem aos camarins para apresentar-se.

2- Acesso aos Camarins: Terão acesso aos camarins somente pessoas credenciadas e identificadas com Pulseiras fornecidas pela Comissão Organizadora do Evento. Os bailarinos só entrarão nos camarins na presença de seus coreógrafos e/ou assistentes. O coreógrafo é responsável por seus bailarinos (as).
3- Ordem de entrada nos Camarins: Como é um Festival com grande número de participantes, a ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena definido pela organização. Terão acesso aos camarins internos de oito a dez grupos, os participantes subsequentes deverão aguardar nos espaços alternativos do Teatro.

4- Momento da Apresentação: É obrigatório ao grupo ter dois responsáveis: 

- 1 (hum) responsável para acompanhar o grupo nos camarins, entrada e saída de palco,
- 1 (hum) responsável na cabine de som e iluminação com a trilha sonora em Pen Drive.
A iluminação terá afinação única. 

5- Características do Palco: No site no Link Teatro há Mapa detalhado incluindo dimensões de Coxias e Proscênio.

6- Não será permitido o uso de quaisquer recursos que possam causar danos aos participantes e/ou prejudicar à limpeza, ordem e segurança (ex: água, animais, terra, purpurina, etc.). Com a finalidade de preservação de patrimônio cultural não será permitido entrada na platéia com maquiagens artísticas (rosto integral e/ou corpo parcial).

7- Cenários: Grupos que irão utilizar cenários deverão comunicar via e-mail suas necessidades técnicas para instalação até 14 de Agosto. Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos que não prejudique a sequência do espetáculo. O grupo terá o tempo de 1 (hum) minuto antes e após a apresentação para montagem e desobstrução do palco. A utilização de varas é limitada sendo autorizada conforme ordem de solicitação. Não será permitida a utilização de varas cenográficas em Solos e Duos. 

8-Será divulgado no site oficial do Festival hotéis parceiros do Festival com tarifário acessível, boa qualidade e localização central.

9- A organização do Festival não se responsabiliza por problemas médicos que ocorram com os participantes ou objetos pessoais extraviados nos locais de ensaio e apresentações.
10 - O transporte e alimentação durante o festival serão de responsabilidade do próprio participante ou grupo.
11- Fica proibida apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo.

12- As imagens dos Grupos participantes do Festival poderão ser utilizadas na divulgação do Evento, não cabendo nenhuma forma de indenização ou pagamento pelo uso do mesmo.

13- Sugestões e/ou críticas deverão ser enviadas para o e-mail do Festival.

14- Ao efetuarem inscrição no Festival Santa Catarina Dança todos os participantes estão de acordo com o regulamento. O descumprimento de qualquer item deste regulamento implicará na desclassificação do grupo. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora não cabendo recurso judicial.
 

ENDEREÇOS / CONTATOS

ENDEREÇO PARA ENTREGA DE MATERIAL GRUPOS COMPETIÇÃO:
STUDIO DE DANÇA SANTA CATARINA

Rua: Frei Evaristo 91, Centro – Florianópolis – S.C -  Cep: 88015-410

 

ENDEREÇO TEATRO ADEMIR ROSA – CIC – Centro Integrado de Cultura: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC- (48) 3664-2623

 

Site Oficial do Festival: www.santacatarinadanca.com.br
Fanpage: Festival Santa Catarina Dança
Facebook:  Santa Catarina Dança
Instagram: @festivalscdanca
Twitter: festivalscdanca

E-mail do Festival: santacatarinadanca@gmail.com
 

 

Informações

Outras informações como Jurados, Hotéis, Ingressos, Edições Anteriores, Pontos Turísticos etc... estão disponíveis no Site Oficial do Festival.

 

Florianópolis a Ilha da Magia espera por você! Venha!

Rosângela Déa de Melo

Coordenadora do Festival